Olá, eu sou a Fernanda Poleza, ceo da CredLíder e a partir de hoje estarei aqui no podcast da rádio menina, 1x por semana na temporada sobre organização financeira trazendo muitas dicas para vocês.
O nosso primeiro assunto é sobre a saúde financeira na quarentena. A pandemia do Coronavírus ou novo Covid-19 está exigindo uma série de mudanças de atitude de todos nós, tanto na área de saúde e higiene como mudanças nos hábitos financeiros e essas mudanças envolvem a todos desde autônomos a empresários, profissionais liberais e assalariados. E vou trazer algumas dicas para você organizar o orçamento e começar a planejar o seu futuro com segurança. Você que já tem um planejamento financeiro mensal nesse momento de crise fica mais fácil a visualização das dicas que eu vou dar, mas vou começar dando uma orientação para quem ainda não sabe quanto ganha ou quanto gasta no mês. Porque vejo muitos especialistas dizendo que você tem que ter um caixa de reserva, mas eu sei que essa não é a realidade da maioria das pessoas e por isso vou dar dicas práticas.
Primeiramente a dica mais básica, porém a mais importante é você colocar na ponta do lápis, digamos assim, pois você pode colocar numa planilha ou até mesmo num aplicativo no celular, o quanto você ganha no mês e logo abaixo anotar todos os seus gastos, mas aqui estou falando todos os gastos mesmo, cada um real que sai do seu orçamento você tem que saber para onde foi. Primeiramente você coloca seus gastos fixos, ou seja, aqueles gastos que faça chuva ou faça sol sempre estarão ali firmes e fortes como o seu aluguel, parcela de financiamento de casa, de carro, plano de saúde, telefone, internet, escola das crianças e logo abaixo você começa a anotar os gastos variáveis, ou seja, os gastos que você não tem como prever que vai gastar no mês, por exemplo você ficou doente e teve que comprar remédios, ou o pneu do seu carro furou e você precisou trocar, ou você foi convidado para um aniversário e teve que comprar um presente... Enfim, fazendo isso você vai conseguir ver onde você está gastando seu suado dinheiro. Ok Fernanda já fiz tudo isso, qual o próximo passo? Então vamos lá, agora você vai analisar todos os seus gastos e você vai separar os gastos que você precisa negociar, pois nesse momento você tem que entender que precisamos baixar padrão e viver com o básico, então vamos iniciar pelos planos mensais, você trocar para um plano de celular básico, um plano de internet básico, se você tem plano com telefone fixo e não usa já solicita desligamento, um plano de saúde básico e todos esses gastos você vai ligar para as empresas e vai solicitar essas alterações de planos.
A segunda etapa é você negociar alugueis, financiamentos ou empréstimos, a escola das crianças pois acredito que você que está me ouvindo é uma pessoa séria e quer honrar sim com todas as suas dívidas, e por isso você vai entrar em contato com essas empresas para reduzir os juros, ou dar um desconto nesses 3 próximos meses, ou jogar as próximas parcelas para o fim do contrato como muitos bancos já estão fazendo. O negócio é você não ficar parado para resolver somente quando água bater na bunda e reforço evite ao máximo ficar inadimplente pois assim como você as empresas ou pessoas também estão precisando receber e estão abertas a negociações.
Espero que tenha ajudado com essas primeiras dicas, 1x por semana estarei aqui trazendo mais informações para vocês e se quiserem mandar alguma sugestão ou dúvida para o próximo podcast fiquem a vontade e me sigam lá no instagram @fepoleza. Tchau e até a próxima.