Balneário Piçarras lança novo edital para o alargamento da faixa de areia

Em 30/04/2024
por Gerson Felippi

Assim como aconteceu em Balneário Camboriú, a faixa de areia na orla da praia de Balneário Piçarras também passará pelo processo de alargamento. O edital que está sendo relançado pela terceira vez prevê um investimento de R$ 24.256.918,59 para execução da obra.

De acordo com o secretário de Obras, Orli Junior, os valores dos dois editais anteriores não atraíram empresas para executar o alargamento, devido ao custo de transporte das dragas, mas desta vez a expectativa é de que apareçam interessadas.

“A grande dificuldade que a gente encontrou foi ter empresas que tivessem equipamentos perto e o custo de transporte fosse cabível com o nosso orçamento disponível na primeira e na segunda licitação. Então a gente conversou com três empresas desse nicho e eles falaram que o custo de transporte está um custo muito baixo, e que eles não têm esse equipamento aqui. Se for trazer por exemplo da Europa, o custo é dois milhões para trazer e a propriedade orçamentária não estava atendendo esse custo de transporte”, explicou.

O trecho da praia que será alargado tem 2 km de extensão entre o molhe da Getúlio Vargas e o molhe da Barra Sul, próximo ao Rio Piçarras. Com a execução da obra serão depositados 425.780,00 m³ de areia, aumentando em cerca de 30 metros faixa de areia na orla.

“Mas haverá pontos onde a faixa de areia está muito degradada, geralmente na face norte do molhe, onde chegará ao aumentar 60 metros nesses pontos”, destacou o secretário de Obras.

A contratação será realizada na modalidade de concorrência, com o menor preço como critério de julgamento. As propostas serão recebidas até o dia 7 de junho. Ainda de acordo com Orli Junior, a previsão é de que a praia esteja com o alargamento finalizado até o mês de dezembro.

Esse será a quarta obra de recuperação da faixa de areia realizada na praia de Piçarras, as outras ocorreram em 1998, 2008 e 2012.

LEIA AGORA NO PORTAL MENINA