Ayrton Senna: o legado de um campeão

Em 01/05/2024
por Jornalismo Menina

Trinta anos da morte de um dos maiores pilotos da Fórmula 1. Trinta anos sem Ayrton Senna. Nesta quarta-feira, 1º de maio, completam-se 30 anos do Grande Prêmio de San Marino, a corrida que tirou a vida do ídolo brasileiro. Naquele final de semana ocorreram três acidentes, dois deles fatais. Na curva Tamburello, batida forte, ali ficava a vida de Senna, mas o seu legado apenas começava. Vamos relembrar os maiores feitos do tricampeão.

Senna nasceu na capital paulista, no dia 21 de março de 1960. Sua paixão pelo automobilismo começou desde a infância. Aos quatro anos de idade, pediu um kart de presente ao pai. Disputou sua primeira corrida aos 13 anos e conquistou a vitória liderando a prova de ponta a ponta. No kart, Senna conquistou títulos nacionais e continentais, incluindo o Campeonato Sul-Americano.

Foto: Divulgação/ Instituto Ayrton Senna

Na década de 80, mudou-se para a Inglaterra a fim de se dedicar realmente ao automobilismo. Por lá, conquistou o campeonato de Fórmula Ford 1600, 2000 e a Fórmula 3 britânica. A oportunidade na Fórmula 1 não demorou a chegar após os bons resultados. Em 1984, começou a surgir uma lenda no automobilismo mundial.

Chegada na Fórmula 1 e primeira corrida em Mônaco

Em 1984, ele participou do primeiro campeonato de Fórmula 1. Correndo pela Toleman, Senna mostrou que ali era o seu lugar. Conquistou pontos importantes naquele ano, subindo ao pódio em três ocasiões. Uma delas, em Monte Carlo, circuito que anos depois seria especial para Senna. Mônaco, na época, era a etapa de abertura do campeonato. Ayrton nunca esteve no principado antes e para complicar ainda mais a prova, caía uma chuva forte. 

Senna largou da 13º posição, mas volta a volta conquistava novas posições. Na volta 16, tinha à sua frente duas McLaren, guiadas pelo austríaco Niki Lauda e o francês Alain Prost. Foi na volta 19 que Senna ultrapassou Niki Lauda em uma das manobras mais bonitas da prova e de toda história do tradicional GP de Mônaco. 

Foto: Reprodução

À sua frente agora, apenas Prost, piloto este que seria o seu maior rival na categoria. Senna se aproximava do francês a cada volta, mas não seria nesse Grande Prêmio que conquistaria a sua primeira vitória na Fórmula 1. O diretor de provas encerrou a corrida devido à chuva forte, alegando falta de condições para que os pilotos continuassem correndo. 

Lotus: casa nova e vitória em Portugal

O brasileiro foi para Lotus em 1985, para muitos, o carro mais bonito de todos os tempos da Fórmula 1. Sua primeira vitória não demorou a chegar, foi na segunda corrida do campeonato. Grande Prêmio de Portugal, largando da pole e com chuva, Senna liderou a prova de ponta a ponta até a interrupção da etapa devido ao tempo máximo de corrida. A corrida terminou com nove carros.

Senna seguiu na equipe até 1987, quando se mudou para a McLaren. Na Lotus, conquistou seis vitórias, incluindo o primeiro triunfo em Mônaco.

Foto: Reprodução/ Lotus

Tricampeão do mundo e herói nacional

Senna chegou à equipe onde escreveria uma das partes mais bonitas de sua história. Na McLaren, ganhou três títulos mundiais, fez corridas sensacionais, criou uma das maiores rivalidades do esporte e deixou fãs em todos os lugares do mundo. 

Em 1988, Senna conquistou o seu primeiro título mundial no Grande Prêmio de Suzuka, no Japão, em uma corrida espetacular. Na largada, o motor do carro de Senna falhou e ele o fez pegar no “tranco”. Ali começava a sua escalada de pelotão até a vitória. Na 28º volta, deixou para trás Alain Prost, seu companheiro de equipe, e conseguiu a liderança.  

FOTO: norio koike ase

O sonho estava se tornando realidade, nesta altura, japoneses iam à loucura no Japão e os brasileiros aqui. E foi assim, na corrida que daria um belo roteiro de filme, que Senna conquistou o primeiro título mundial de Fórmula 1.

“Essa foi uma corrida que vai passar para a história.” (sobre o GP do Japão em 1988, quando conquistou seu primeiro título)

A temporada seguinte envolveu muitas polêmicas, o que aumentou a rivalidade entre Senna e Prost. Uma batida polêmica no GP do Japão deu a Prost o título daquele ano. Os dois bateram e o francês abandonou a prova, mas Senna recebeu ajuda dos fiscais, conseguiu retornar à prova e venceu. Porém, Ayrton foi desclassificado e ao final do campeonato Prost foi o campeão.

Em 1990, com seis vitórias e 78 pontos, Senna conquistou o bicampeonato no GP de Suzuka. Neste ano, Prost não era mais seu companheiro; agora, ele pilotava pela Ferrari. Em Mônaco, Ayrton continuava a escrever sua história, conquistando a terceira vitória no principado em uma prova em que a McLaren apresentou perda de rendimento nas voltas finais.

FOTO: Reprodução

Senna conquistou o terceiro título mundial em 1991, em um ano sem muitas polêmicas, mas muito difícil para a McLaren. A Williams se tornava a principal rival da equipe e causava dores de cabeça nas provas.

A vitória em casa veio neste mesmo ano, após sete temporadas correndo na Fórmula 1. Interlagos, São Paulo. Autódromo lotado, tudo se encaminhava para a vitória, até que a caixa de câmbio de Senna enlouqueceu e ele pilotou na sexta marcha até o final da prova. O autódromo foi à loucura com a vitória e Ayrton apresentava sinais de esgotamento físico.

Nesta corrida, surgiu uma das imagens mais emblemáticas do ídolo nacional. Ao subir ao pódio, Senna segurou a bandeira brasileira e a ergueu diante da multidão em Interlagos. Mesmo com as dificuldades enfrentadas, ele também levantou o troféu, em um gesto que simbolizava a vitória dedicada ao povo brasileiro.

Ayrton Senna no Grande Prêmio do Brasil de 1991

Legado do herói e Instituto Ayrton Senna

A morte de Senna foi um dos episódios mais dramáticos da Fórmula 1. Milhares de fãs choraram com a partida de um ídolo. No Brasil, há um vazio enorme que é difícil preencher. Nos dias atuais, o tricampeão ainda é muito lembrado. Referência não só para grandes pilotos, mas também para muitas pessoas que o admiravam pela determinação e coragem. Ayrton Senna se tornou uma lenda, um ídolo eterno.

Foto: Matuiti Mayezo/ Folha Imagem

Seguindo os desejos de Senna em vida, a família deu início ao Instituto Ayrton Senna. A instituição é conhecida internacionalmente e dá oportunidades para todos desenvolverem o seu potencial. Com a visão de que só a educação de qualidade pode transformar vidas, o Instituto leva, a milhões de estudantes, propostas educacionais inovadoras, elaboradas em conjunto com professores, gestores, pesquisadores e redes de ensino de todo o Brasil.

Texto por: Camili Guckert, estagiária de Jornalismo

leia no portal menina: