AMA Itajaí atende 267 autistas, fila tem 1500 pessoas e associação faz pedágio no sábado

Em 25/04/2024
por Jornalismo Menina

A Associação dos Amigos do Autista (AMA) de Itajaí, fornece atendimento a 267 autistas até os 18 anos. Em entrevista à Rádio Menina, nesta quinta-feira, 25, o presidente da AMA, Anderson Silva, afirmou que a fila de espera conta com mais de 1.500 pessoas.

Com uma folha de pagamento em torno de 100 mil reais, a AMA tem parceria com convênio municipal e estadual. O governo do Estado de Santa Catarina, através de recursos da educação especial, disponibiliza verba para o atendimento de 115 autistas. No município de Itajaí o recurso é dado pela Secretaria de Cidadania e possibilita o atendimento para 150 pessoas.

A AMA disponibiliza acolhimento para pessoas autistas até os 18 anos, ressaltando a preparação para o mercado de trabalho. O tempo de espera para uma vaga na instituição é de dois a três anos. Além da falta de espaço e da dificuldade de encontrar profissionais capacitados, a AMA enfrenta problemas com a falta de investimentos, por isso o tempo de espera não diminui.

“Não só por questão do nosso espaço ou por falta de profissionais, mas também porque a verba pública ela não vem conforme a gente gostaria de trabalhar com um número maior de crianças. Estamos trabalhando em Itajaí com 150 crianças há 3 anos e não aumenta a verba”, explica a coordenadora administrativa da AMA.

Pedágio solidário da AMA

Em alusão ao Abril Azul, mês de conscientização sobre o autismo, a associação vai promover um pedágio solidário. A ação ocorre neste sábado, 27, nas principais ruas da cidade de Itajaí. O pedágio inicia a partir das 8h e segue até às 13h.

leia no portal menina: