Frio: dicas de uma boa alimentação para aumento da imunidade

Em 27/04/2024
por Jornalismo Menina

Com a chegada de temperaturas mais frias a tendência é que a alimentação seja alterada. A nutricionista Luana Bertamoni, em entrevista à Rádio Menina, nesta quarta-feira, 24, deu algumas dicas para manter uma alimentação saudável e aumentar a imunidade, mesmo em tempos frios.

Existem estudos que afirmam que o metabolismo acelera e consome mais calorias na tentativa de ajustar a temperatura corporal no inverno. 

“O corpo sente necessidade de comidas mais quentinhas, mais aconchegantes, de mais carboidratos. Só que a gente tem que lembrar que essa necessidade de calorias é muito pequena, alguns estudos mostram que no máximo 100/150 calorias. Então, não dá pra gente sair comendo tudo como se não houvesse amanhã. Temos que ter um pouco de bom senso para não exagerar “, explica a nutricionista.

  • Compartilhe esta notícia no Whatsapp

Bertamoni destaca que mesmo com a chegada do inverno, é importante manter a prática de exercícios físicos. “Encarar as atividades físicas como nosso estilo de vida. Elas têm que fazer parte da nossa vida seja no frio ou calor”.

Imunidade em épocas frias

As temperaturas de inverno ocasionam e intensificam doenças que são corriqueiras nesta época do ano. Entre elas, a gripe e infecções respiratórias que são causadas pela baixa imunidade. Bertamoni destaca alguns alimentos que são ricos em vitamina c, zinco e em proteínas que auxiliam no aumento da imunidade.

“A vitamina C encontramos na laranja, limão, abacaxi, morango, entre outras frutas. O zinco, que é um mineral e ficou muito conhecido na pandemia de Covid-19, também ajuda no aumento da imunidade e é encontrado principalmente nas proteínas animais e em nozes, amêndoas e castanha-do-pará.”

Além desses alimentos que ajudam na regularização da imunidade, a nutricionista ainda destacou o consumo da própria proteína, como carnes, frangos, peixes, ovos, queijo e feijão. O chá de gengibre também é bom para o aumento da imunidade e age como anti-inflamatório.

leia no portal menina: