Com problemas no fornecimento nacional, Secretaria de Saúde de BC centraliza vacina BCG

Em 24/05/2022
por rafadal

O fornecimento de doses da vacina BCG, que protege contra a tuberculose, está prejudicado em todo o Brasil. O problema é reincidente, pois desde 2016, a única fábrica nacional que produz a BCG e a Onco BCG, passou por sucessivas interdições da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o fornecimento da vacina no país ficou intermitente. Em Balneário Camboriú, por orientação do Governo Estadual, a Secretaria de Saúde remanejou a aplicação do imunizante, que agora acontece somente nas quintas-feiras, das 13h30 às 17h, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, localizada na rua 1.500, nº 1.100, no Centro. 

A vacina deve ser aplicada logo nos primeiros dias de vida, por isso, além da UBS Central, a imunização continua acontecendo no Hospital Municipal Ruth Cardoso e na Maternidade Santa Luiza antes da alta do recém-nascido. A concentração do serviço visa garantir que as doses não sejam desperdiçadas, já que cada frasco aberto contém 20 doses, que duram apenas seis horas após a abertura.

A tuberculose, doença combatida através da BCG, não afeta apenas os pulmões, mas também os ossos, rins e meninges. Os sintomas da tuberculose ativa do pulmão são tosse, às vezes com expectoração e sangue, falta de ar, dores no peito, fraqueza, perda de peso, febre e suores, principalmente ao final do dia. Para verificar se a sua carteira de vacinação está completa, basta levar o documento até uma das salas de vacinação do município. 

Confira a reportagem completa: