Nesta terça-feira, 22, o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) de Balneário Camboriú elegeu sua nova diretoria executiva em reunião no Teatro Municipal Bruno Nitz.
Em entrevista ao Canal 100 da Rádio Menina nesta quarta-feira, 23, Allan Schroeder, diretor-presidente da Fundação Cultural, relatou que o conselho é um órgão participativo que integra o sistema municipal e auxilia a Fundação sobre a implantação de políticas públicas na cidade.
“É um órgão muito importante porque tem representação de todas as 11 câmaras setoriais da Cultura de Balneário – dança, teatro, artes plásticas, artesanato, assim por diante. Então nada mais justo do que essas pessoas que são os artistas, os produtores culturais, auxiliarem, darem a sua opinião, a sua visão sobre as políticas da cultura da cidade”, destacou.
O conselho exerce o mandato de 2025 a 2027. Presidente, vice-presidente e secretários foram eleitos pelos 22 conselheiros. “A eleição dos 11 representantes (conselheiros) é por fórum, os artistas de cada segmento elegem o seu representante, isso aconteceu no início do mês e agora a gente teve a eleição da mesa diretora do Conselho”, explicou Schroeder.
Conforme o regimento interno do Conselho de Política Cultural, há alternância na presidência entre os representantes do poder público (governamentais) e da sociedade civil. O último presidente, que encerrou a gestão em março, era representante da sociedade civil.
Agora, Schroeder foi eleito como representante governamental, na função de presidente. “Fomos eleitos por aclamação como o presidente do Conselho para os próximos dois anos. É um pouco da nossa visão enquanto Fundação Cultural, de estar próximo desses espaços colegiados, justamente para democratizar a tomada de decisão daquilo que a gente vai executar”, detalhou.
Confira a diretoria executiva eleita pelo CMPC:
- Presidente: Allan Müller Schroeder – representante governamental
- Vice-presidente: Sibeli Fernandes Luz – representante da Câmara Setorial de Literatura
- 1ª secretária: Karoen Cardoso de Mello – representante governamental
- 2ª secretária: Dagma Fátima de Castro – representante da Câmara Setorial Audiovisual