A Justiça deu prazo de 72 horas para que a Prefeitura de Blumenau, o Samae e a BRK Ambiental se manifestem sobre o reajuste da tarifa de esgoto. O serviço teve aumento de 5,2% no dia 1º de abril, referente à inflação dos últimos 12 meses e terá outro reajuste no dia 27, de 10,7% por conta de um aditivo no contrato.
A ação popular foi impetrada pelo vereador Jean Volpato do PT. Na ação, ele questiona a possível ausência de fiscalização por parte do poder público e pede que a Justiça determine a suspensão imediata do reajuste até que todos os pontos sejam devidamente analisados.
Na decisão, o juiz da 3ª Vara da Fazenda Pública de Blumenau, Bernardo Augusto Ern, determina que as partes sejam ouvidas antes da análise judicial e apresentem a documentação referente ao questionamento no prazo de 20 dias.
Através da assessoria de comunicação, o Samae informou que assim que for notificado pela Justiça dará os devidos esclarecimentos. Também por meio da assessoria, a BRK Ambiental informou que a empresa não irá se pronunciar neste momento.