Uma planta ornamental tóxica foi plantada no Parque Municipal Maria Aparecida Ganancini Vignoli, no bairro Cedros, em Camboriú. A vegetação, do tipo Cycas revoluta, também conhecida como palmeira-sagu, pode causar a morte em animais em caso de ingestão.
Um morador de Camboriú, ao passear no parque, percebeu a presença da planta e alertou sobre o perigo no local. “Tem muito cachorro de rua e também pessoas que passeiam com seus cachorros”, destacou.
A Prefeitura Municipal de Camboriú informou que solicitou a retirada da planta do local, para evitar riscos de intoxicação aos animais.
O que é a planta Cycas revoluta e o que ela causa?
A planta Cycas revoluta é uma planta ornamental bastante usada em jardins e interiores, também é conhecida como “planta do Domingo de Ramos”. No entanto, é altamente tóxica para os bichos de quatro patas.
Em casos de ingestão da planta por cães ou gatos, o animal pode sofrer intoxicação grave ou até fatal, isso porque todas as partes da planta são tóxicas — principalmente as sementes, que contêm cicasina, substância que afeta o fígado dos animais.
Os sintomas incluem vômitos e diarreia (muitas vezes com sangue), fraqueza, mucosas amareladas, convulsões e falência hepática.
A ingestão da cyca é considerada uma emergência veterinária, sendo necessário o encaminhamento rápido ao médico veterinário. Mesmo com o tratamento imediato, o animal pode sofrer de insuficiência hepática aguda.
Matéria por: Érica Guckert – estagiária de Jornalismo
leia no portal menina